O Índio

I'm a title. Click here to edit me

 

   Sabe-se que antes da chegada dos europeus à região Sul vestir-se para os índios era um hábito praticado apenas nas épocas de frio intenso, quando deixavam a nudez para cobrirem-se de peles das suas caças, apenas na intensão de protegerem-se do frio. Por volta do ano de 1620, ocorreram os primeiros contatos entre indígenas e o homem branco, tal fato passou a influenciar os hábitos de vida dos nativos, principalmente na questão da vestimenta, grande preocupação dos missioneiros jessuitas que encontravam-se na região naquela época. Com base nesta preocupação os jesuítas ensinaram os indígenas a tecer pequenas peças de algodão com as quais, estes, passaram a se vestir.

 

   Características do traje indígena:

- O índio traz nas características de suas vestimentas o chiripá-saia, o lenço na testa e as boleadeiras presas ao corpo, para facilitar a caça, a maior interferência europeia figura no acréscimo das esporas, o laço e a faca.

- A índia utilizava o "tipoy", consistente em uma camisa de dois panos com costuras laterais e abertura para braços, pernas e cabeça, poderia ainda conter um cordão amarrado à cintura, o comprimento da veste era variado, podendo ser curto ou abaixo da linha dos joelhos. A grande influência jesuita encontra-se no crucifixo que a maioria das indígenas levava preso ao pescoço.

 

Fonte: Pilchas do gaúcho - Véra Stedile Zattera

© 2015 por CTG Laçando a Tradição.